CICLONE FREDDY: Governo Provincial intensifica apelos de prevenção

Redacção

Num dia de alerta máxima  para a província de Inhambane  face do comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia que prevê a  passagem (a prevenção de alcançar Vilankulo é hoje às 17 horas ou nas primeiras horas desta sexta-feira) do Ciclone Tropical FREDDY e cujo ponto de entrada poderá ser o distrito de Vilankulo e com mesmos efeitos em Inhassoro e Govuro, o Governador da província, Daniel Chapo, intensifica os   apelos à população para uma maior prevenção face a possibilidade de ocorrência de chuva e ventos de 120 km/h com rajadas até 160km/h. Chapo que falou esta manhã à nossa reportagem salientou igualmente que todos os Comités Distritais de Emergência o mesmo sucedendo com os Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades e Desastres Naturais.  “A maior mensagem é prevenção. Devemos acompanhar todas as mensagens que estão a ser difundidas pelos órgãos competentes a todos os níveis e toda a extensão da província para o devido cumprimento a cumprir antes, durante e depois do Ciclone” alertou o governante ao Inhambanense.

“Todos os Comités Distritais de Emergência e os Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades e Desastres Naturais estão activados. As medidas que devem ser tomadas estão a ser divulgadas em toda extensão da província através das Rádios Comunitárias em Línguas Locais, Unidades Móveis, Líderes Comunitários, Tradicionais, Religiosos, Secretários dos Bairros, Chefes dos Postos Administrativos, Localidade e Povoações”.

QUARTEL-GENERAL

EM VILANKULO

Dada as indicações de Vilankulo vir a ser o epicentro do ciclone, Chapo destaca o trabalho de equipa dos vários organismos que se encontram no terreno, nomeadamente, a Direcção Regional Sul do INGD, quadros do INAM e ARA-Sul, para a monitoria da situação.

“A Direcção Regional-Sul do INGD localiza-se em Vilankulo. É o nosso Quartel General. O Vice-Presidente do INGD acompanhado de uma vasta equipa de colegas do INAM e ARA-Sul e todos nós estamos no terreno. Todos os Directores Provinciais lideram equipas que estão em toda a província a dirigir as operações do antes, durante e pós-ciclone. A equipa do nível central mandatada pelo Presidente da República e Membros do Conselho de Ministros é liderada pelo Ministros das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita e tem como adjunto o Vice-Ministro da Terra e Ambiente” explicou o governador que avança que “estamos a falar menos e a reunir menos porque estamos no terreno a trabalhar”.

Recorde-se que ontem o Secretário do Estado, Amosse Macamo, decretou a interrupção das aulas em todos os distritos da província assim como da navegação marítima. (INHAMBANENSE)

Facebook Comments